quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ESTUDANTES CONHECEM BASTIDORES DO JORNAL - A TRIBUNA


Os estudante da 4ª série B, turno vespertino,junto com a equipe pedagógica da escola (professora regente- Rosilene,Professora mediadora de infomática - Patricia ,Pedagoga - Luzia e a técnica de informática da Secretaria de Educação - Laís), realizaram um passeio ao Jornal A Tribuna.
Seja por jornal impresso, revista, rádio ou internet, o que importa para os estudantes da E.M.E.F "PROF. ERNESTO NASCIMENTO", é difundir informação, notícias e entretenimento. Para desenvolver o projeto Jornal Informativo sobre meio ambiente na unidade escolar, os alunos conheceram as instalações do Jornal  A Tribuna.Observando o desempenho dos profissionais, as crianças perceberam a importância do trabalho que realizam na escola. 
Aprenderam um pouco sobre os diversos trabalhos desenvolvidos pelos jornalistas e conheceram  a rotina de um jornal diário.
Conheceram a confecção de um jornal diário: pauta, reportagem, diagramação, impressão e, finalmente, distribuição.
 Perceberam a evolução das tecnologias, tanto de edição, quanto de impressão.
As crianças conheceram a Liliajane Mallmann apresentadora da TNE




Luzia,Rosilene e Patricia



terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROJETO VALORES - AMOR,PACIÊNCIA,SOLIDARIEDADE...

E.M.E.F "PROF.ERNESTO NASCIMENTO"

PROFª REGENTE:
PROFª MEDIADORA DE INFORMÁTICA: PATRICIA FEU
O cravo e a rosa

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo ficou ferido
E a rosa despedaçada
O cravo ficou doente
A rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
A rosa pôs-se a chorar.



Professor faça a leitura da música acima para os alunos. Em seguida, faça uma interpretação oral.Você poderá solicitar que os alunos elaborem uma produção de texto sobre as figuras, ou uma  reescrita da música . Ou se preferir poderá solicitar que produzam um texto retratando valores e atitudes abordadas no texto, por exemplo, respeito, amizade, solidariedade, compreensão, paciência, calma, amor, dentre outros.

a- Na opinião de vocês é bom ou ruim brigar? Por quê?

b- Será que quando alguém sai ferido de uma briga ele acha ruim ou bom? Por quê?

c- O que significa a rosa ter saído despedaçada?

d- Vocês já viram alguém brigando aqui na escola? O que vocês fizeram?

e- Vocês acham certo brigar para resolver algum problema?

f- O que poderemos fazer para não brigar com ninguém?

Quando os argumentos estiverem esgotados, leia os outros quatro versos da cantiga “O cravo e a rosa” e faça indagações do tipo: 

a- Qual foi o motivo da visita da rosa para o cravo?

b- Que sentimento a rosa teve ao visitar o cravo?

c- Por que será que a rosa pôs-se a chorar?

d- O que vocês pensa sobre a letra desta cantiga de roda?  Briga, reconciliação, lágrimas, o que significa tudo isto para vocês?

e- Vocês aprenderam alguma coisa com a cantiga de roda “O cravo e a rosa”? O que foi?

PROJETO VALORES - AMIZADE




Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.

Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: Ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.

Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.

E assim sobreviveram.

Moral da História
A melhor amizade não é aquela que une pessoas perfeitas, mas aquela onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.


LIED-CANTINHO DA TECNOLOGIA E DO CONHECIMENTO
Aluno:_________________
Profª regente:__________________

Profª mediadora de informática: Patricia Feu

Reflexões orais e escritas sobre a história

Leia a fábula e responda :

1- O que os porcos-espinhos fizeram para sobreviver?
R:
2-Faça uma comparação da moral da história com sua realidade:
R:
3-Qual era o defeito dos porcos-espinhos ?
R:
4-Qual era a qualidade dos porcos-espinhos?
R:
5-Vamos falar de nossos defeitos e qualidades!
R:
6- Será que sabemos conviver com  pequenas feridas que a relação com uma outra pessoa próxima pode causar? 
Que pequenas feridas são essas,comparando ao nosso grupo?
R:
7- Que lição tiramos dessa fábula?
R:



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROJETO VALORES - A ÁRVORE GENEROSA

Atividade desenvolvida no Laboratório de Informática com os alunos da 4ª série A do turno matutino da professora Maria José Pitol. A Professora Mediadora de informática Solange, apresentou em slides a história "A árvore generosa", logo após foi desenvolvido a interpretação oral e escrita, utilizando as ferramentas e suas funções writer, na qual os alunos descobriram atitudes de generosidade, amor, respeito, solidariedade, fraternidade, acolhida , perdão e o relacionamento do ser humano com a natureza.



 

ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Nome:
Série:
Professora regente: 
Professora Mediadora de Informática: Solange

Objetivo:Que a criança seja capaz de manifestar alguns valores como: a generosidade, amizade, lealdade, amor, perdão, solidariedade e a relação entre o homem e a natureza.

Agora vamos fazer uma reflexão sobre a história “A árvore generosa”

1) Por que a árvore era feliz?
Resposta:
2 Qual a mensagem que o autor da história quis passar?
Resposta: 
3) Na história o menino já adulto pede várias coisas para a árvore. Essa atitude foi correta? Por que:
Resposta :
4) A árvore mesmo sendo esquecida pelo amigo, sempre o ajudava. Ela agiu corretamente? Por que.
Resposta:
5) Além da generosidade, quais valores o autor apresenta na história?
Resposta:




 

DIA DA ÁRVORE

No dia 21/09, a Professora da 4ª série A, Maria José Lima Pitol lembrou aos alunos que neste dia homenageamos ao Dia da Árvore, no sentido de preservar o meio ambiente.
Com objetivo de desenvolver atitudes de amor e respeito aos recursos da natureza, integrando conteúdos de Língua Portuguesa, Artes e História, retomou a história do Brasil, fazendo uma retrospectiva desde a exploração do pau-brasil pelos portugueses, a seguir o cultivo da cana-de-açúcar e do café, o surgimento da 1ª vila e das primeiras cidades brasileiras até hoje. Refletiu sobre as mudanças na paisagem brasileira nesse processo de desmatamento, no qual temos como umas das conseqüências negativas, a destruição da Mata Atlântica. Também instigou os alunos a fazerem uma ligação do Projeto Valores, no qual o foco é “Justiça”, a pesquisarem qual a Lei e quais os Órgãos do governo que contribuem para a preservação das árvores e florestas. Desenvolveu atividades de leitura e interpretação de textos informativos e textos poéticos, declamação do poema “O Testamento da Árvore” com dramatização e criação de slogans com ilustração. 

SEMANA DO TRÂNSITO


A Professora da 4ª série A, Maria José Lima Pitol aproveitou a Semana do Trânsito do dia 18 a 25/09, com objetivo de desenvolver atitudes de ética e cidadania e intensificar a Educação para o trânsito, desenvolveu junto aos seus alunos leituras de textos jornalísticos com reportagens de acidentes de trânsito, refletindo sobre as tragédias, as causas e as conseqüências dos acidentes com veículos, envolvendo condutores, passageiros e pedestres. A seguir, os conduziu a confecção de um mural de notícias sobre violência no trânsito com o slogan: “Não transforme o veículo em uma arma”. Atividades nas quais pode integrar ao Projeto ”Valores”, quando levou a turma a descobrir durante a reflexão, gestos de amor, respeito, solidariedade, justiça e perdão. Também relacionou “Justiça” aos direitos e deveres do cidadão, seja como pedestres ou como condutores de veículos, chamando atenção dos alunos às leis de trânsito.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MOMENTO CULTURAL - MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

No dia 23 de setembro de 2011, a turma da professora Josane,2ª C, apresentou um teatrinho sobre o Projeto valores , enfocando as diferenças, a diversidade,o preconceito.
Apresentaram também a música: Aos olhos do pai, de Aline Barros,onde transmitem a mensagem de que aos olhos do pai somos todos perfeitos,somos iguais não importando a cor da pele, a raça, a religião...
Menina Bonita do Laço de Fita autoria de Ana Maria Machado.
Conta a história de um coelhinho bem branquinho que faz de tudo para ficar pretinho como aquela menina do laço de fita que ele acha linda. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor.

O QUE É INFORMÁTICA EDUCATIVA?



O QUE É INFORMÁTICA EDUCACIONAL?

( POR MIRAM SALLES)

Qual a diferença entre "Informática aplicada à educação", para "Informática Educacional", "Informática Educativa" e "Tecnologias Educacionais"?

Pergunta pertinente para se caracterizar o trabalho do professor em um laboratório de informática. Diferenciar "Informática aplicada a Educação" e "Tecnologias Educacionais" me parece mais simples:
* Informática aplicada a Educação: a informática é utilizada para o gerenciamento da escola: relatórios de notas, de acompanhamento de alunos, de secretaria, do acervo de uma biblioteca escolar, etc.

* Tecnologia Educacional: não se restringe ao uso do computador. Usa também a TV, cinema, DVDs, rádio, fotografia, livros, robótica.
Já a diferenciar Informática Educativa e Educacional depende da concepção que se tem da utilização do computador na escola.

  • Informática Educativa: a informática é mais uma disciplina integrada ao currículo. Ensina-se, por exemplo, linguagens de programação e a utilizar os softwares do Office. Na maior parte dos casos não há preocupação de integração dessas aulas com outras áreas de conhecimento. Ou nos casos em que se busca a interdisciplinaridade, raramente há o envolvimento de um professor especialista daquela(s) disciplina(s) no planejamento da atividade. Dentro dessa concepção, o computador também é utilizado para que o aluno tire suas dúvidas sobre determinado conteúdo: o laboratório tem um acervo de softwares de educativos, de tutoriais, de livros multimídia, exercícios de reforço, ou seja, o computador é utilizado como máquina de ensinar.
  • .
    * Informática Educacional: a informática é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, projetos colaborativos entre escolas geograficamente separadas, enfim, atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma disciplina. Os alunos elaboram seus trabalhos utilizando softwares como os do Office, recursos da WEB 2,0 como blogs e wikis, ou até mesmo linguagens de programação. Para coleta de dados ou busca de informações utilizam os recursos disponíveis que podem ser bancos de dados, a web, participação em listas de discussão, fóruns.
Enfim, na Informática Educacional as atividades propostas e os recursos oferecidos ao aluno são pensados de forma a promover uma aula que não poderia ocorrer da mesma forma, ou até melhor, sem utilizar o computador.
Sou uma defensora da presença de um professor responsável pelo laboratório de informática e que tenha perfil em informática educacional e com formação em educação. Para que trabalhe em parceria com os professores dos diversos níveis da escola infantil e fundamental e com os professores especialistas das diversas áreas do conhecimento. Assim, os alunos estarão aprendendo a utilizar a informática (uma necessidade para o mundo do trabalho) e ao mesmo tempo sendo orientados sobre onde e como buscar a informação e o que fazer com essa informação.
Para que a informática seja utilizada como um bom recurso no processo ensino-aprendizagem, para que aconteça uma real transformação nas formas de ensinar e aprender, é preciso que as escolas estejam atentas a esses "pequenos detalhes".

Vamos discutir essas ideias?

PROFª MEDIADORA DE INFORMÁTICA - PATRICIA

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PASSEIO AO TEATRO - CASAMENTO DA DONA BARATINHA

A escola mais um vez promoveu um passeio.Desta vez foram as crianças do 1º ano,2º ano e 2ª séries, do turno matutino e vespertino.
Assistiram a peça: Casamento da Dona Baratinha , no teatro Universitário da UFES.
D. Baratinha   seguia   sua    rotina de muito trabalho, mantendo sempre tudo  arrumado e  limpo. Porém, algo a incomodava, a solidão. Ela alegremente varria seu quintal, quando de repente, sua vassoura toca em alguma coisa:  uma caixinha. Ao abri-la, verifica que acaba de se tornar muito rica, pois a caixinha está repleta de moedas de ouro. Ela resolve então arrumar alguém para se casar. Muitos pretendentes aparecem, mas D. João Ratão “faz” o coração de D. Baratinha bater forte e os dois resolvem unir essa felicidade com o casamento.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FESTA SURPRESA PARA DIRETORA

JOSIANE
Conte seu jardim pelas flores,
nunca pelas folhas caídas.
Viva cada minuto de sua vida como se fosse viver eternamente.
E cada hora que passar não conte pelos ponteiros romanos de um relógio e sim pelo pulsar do seu coração.
E através de toda a sua existência conte sua idade pelos amigos que conquista e nunca pelos anos que vive.
Isso é o que  desejamos de coração.
                                                           Sua equipe de funcionários 
                                                

                                                                       Feliz Aniversário!


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PROJETO VALORES - A GENEROSIDADE

A turma do 1º ano vespertino, da professora Gledes, trabalhou em sala de aula o valor da generosidade.
Primeiro assistiram no laboratório de informática  um slide, que está disponível para download,  a história da Árvore Generosa,depois na sala de aula comentaram e fizeram uma reprodução da história ,montando logo após, um painél coletivo.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

MOMENTO CULTURAL - O PASTOR E O LOBO

No dia 09/09/2011, a turma da professora Lucinea, da 2ª série D,apresentou um teatrinho sobre o Projeto valores enfocando a verdade.

O PASTOR E O LOBO

Um Jovem Pastor de ovelhas, encarregado que fora de tomar conta de um rebanho perto de um vilarejo, por três ou quatro vezes, fez com que os moradores e donos dos animais, viessem correndo apavorados ao local do pasto, sempre motivados pelos seus gritos: "Lobo! Lobo!".
xxxx
xxxx
E quando eles chegavam ao pastoreio, imaginando que o jovem estava em apuros com o Lobo, encontravam-no zombando do pavor que estes demonstravam.
xxxx
xxxx
O Lobo, entretanto, por fim, de fato se aproximou do rebanho. Então, o jovem pastor, agora realmente apavorado, tomado de pavor, gritava desesperado: "Por Favor, venham me ajudar; o Lobo está matando todo o rebanho!". Mas, ninguém deu ouvidos aos seus gritos

Moral da História:
Ninguém acredita em um mentiroso, mesmo quando fala a verdade.



terça-feira, 6 de setembro de 2011

COMEMORAÇÃO A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

No dia 06 de setembro de 2011, realizamos em nossa escola atividade civica no nosso "Momento Cultural". Atividade esta que busca resgatar os valores, o respeito pelos símbolos da Pátria e fazer uma reflexão sobre o nosso País, as conquistas e o que ainda temos para conquistar. Atividades coordenadas pela Pedagoga Maria de Lourdes.

 A 2ª Série B do turno matutino da professora Julia, apresentou atividades exaltando qualidades e valores da nossa Pátria.
 









A 2ª Série A matutino da professora Eliete, apresentou a música "Eu te amo meu Brasil" de Dom e Ravel com coreografias. Com o apoio da Professora de Inclusão Ignes Soprani.



 A turma da 4ª Série A do turno matutino da professora Maria José, representada pela aluna Adriana declamou o poema "Pátria" onde Olávio Bilac mostra todas as belezas e riquezas do nosso país, destacando "Crianças! não verás país nenhum como este! A aluna Ana Paula e o aluno Daniel encenaram o poema "O bicho", no qual Manoel Bandeira retrata numa visão critica a realidade do cidadão brasileiro.



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

FESTA SURPRESA


No último dia 24 e 25 de agosto, foram comemorados, respectivamente, o aniversário da Professora Mediadora Gerllyane e da Professora Regente Irani. Como é de praxe e direito do funcionário público municipal, no dia de seu aniversário, a folga é garantida. Na ocasião, os alunos da EJA se reuniram juntamente com a cozinheira Rosiane, e realizaram uma festa surpresa, que foi realizada na sexta-feira, dia 26. O resultado foram muitos presentes, abraços, comilância e votos de felicidades.  Mas como esses alunos são carinhosos, não poderíamos deixar de registrar esse momento tão especial. 




A turma

Nossa pedagoga: Damiane
A Prof.ª Irani e a Cozinheira Rose

Aluno: Izidio

Professoras: Gerllyane e Irani, junto com o filho do aluno Izidio
Aluna: Laudelina

Alunos: Valdeir e Rosilange

Alunos: Guilherme e Teodomiro

Aluna: Marlúcia

Aluna: Lusia

Aluna: Neuza

Aluna: Maria

Aluna: Tereza